Rui Costa anuncia que a BYD oficializará instalação na Bahia em dezembro

 

O Governador Rui Costa anunciou nesta terça feira, 22, que a BYD, empresa chinesa que é a maior fabricante de carros elétricos do mundo, oficializará a instalação de sua montadora no antigo parque industrial da Ford, em Camaçari, no próximo mês. A oficialização acontecerá em uma solenidade que será realizada em 13 de dezembro, em local ainda a ser definido, Salvador ou no próprio parque industrial, em Camaçari.

 

Já se vão quase 2 anos, desde que a Ford deixou a Bahia. A montadora ocupou o parque industrial por duas décadas, em Camaçari, e finalizou suas atividades em Janeiro de 2021, deixando milhares de trabalhadores desempregados, causando um grande prejuízo para o município onde estava instalada.

 

O Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari esteve atuante durante todo esse processo de transição, desde o anúncio de saída da Ford até os dias de hoje. Foram várias reuniões e parcerias com Governo do Estado, Consulado Chinês dentre outras autoridades e grandes empresários, com o objetivo de cuidar da grande quantidade de trabalhadores que perderam seus empregos (com a realização de cursos de capacitação, para inserir estes trabalhadores em outras áreas de mercado), e trazer uma nova empresa para ocupar o parque industrial que ficou abandonado. 

 

A gigante global é pioneira em energia limpa e é a 17ª empresa privada mais valiosa da China, segundo o Instituto Hurun. A BYD está presente nos seis continentes, com veículos operando em mais de 300 cidades de 50 países. A BYD Brasil iniciou suas atividades em 2015, com a fábrica de chassis de ônibus elétrico e em 2020 inicia a operação de sua terceira planta no país, no Polo Industrial de Manaus para a produção de bateria de fosfato ferro-lítio. 


 
Atualmente a empresa supera os 220 mil trabalhadores distribuídos em mais de 30 fábricas pelo mundo, sendo 20 mil engenheiros pesquisadores que já desenvolveram cerca de 24 mil patentes.

 

A vinda da BYD para Camaçari é de suma importância para reestabelecer a empregabilidade e rotatividade econômica no município. O Sindicato está acompanhando o processo da vinda da montadora chinesa e trabalha para que os antigos trabalhadores da Ford sejam favorecidos neste processo de instalação e funcionamento da empresa, na região, por entender que, além de serem capacitados para as funções, foram os maiores prejudicados com esta saída brusca da Ford, de Camaçari.

Jornal

A inserção da população negra no mercado de trabalho

Boletim eletrônico

Inscreva-se no nosso boletim eletrônico e
receba-os em seu e-mail.