Notícias

Rui Costa anuncia que a BYD oficializará instalação na Bahia em dezembro

Geral, 23 de Novembro de 2022 às 17:21h

 

O Governador Rui Costa anunciou nesta terça feira, 22, que a BYD, empresa chinesa que é a maior fabricante de carros elétricos do mundo, oficializará a instalação de sua montadora no antigo parque industrial da Ford, em Camaçari, no próximo mês. A oficialização acontecerá em uma solenidade que será realizada em 13 de dezembro, em local ainda a ser definido, Salvador ou no próprio parque industrial, em Camaçari.

 

Já se vão quase 2 anos, desde que a Ford deixou a Bahia. A montadora ocupou o parque industrial por duas décadas, em Camaçari, e finalizou suas atividades em Janeiro de 2021, deixando milhares de trabalhadores desempregados, causando um grande prejuízo para o município onde estava instalada.

 

O Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari esteve atuante durante todo esse processo de transição, desde o anúncio de saída da Ford até os dias de hoje. Foram várias reuniões e parcerias com Governo do Estado, Consulado Chinês dentre outras autoridades e grandes empresários, com o objetivo de cuidar da grande quantidade de trabalhadores que perderam seus empregos (com a realização de cursos de capacitação, para inserir estes trabalhadores em outras áreas de mercado), e trazer uma nova empresa para ocupar o parque industrial que ficou abandonado. 

 

A gigante global é pioneira em energia limpa e é a 17ª empresa privada mais valiosa da China, segundo o Instituto Hurun. A BYD está presente nos seis continentes, com veículos operando em mais de 300 cidades de 50 países. A BYD Brasil iniciou suas atividades em 2015, com a fábrica de chassis de ônibus elétrico e em 2020 inicia a operação de sua terceira planta no país, no Polo Industrial de Manaus para a produção de bateria de fosfato ferro-lítio. 


 
Atualmente a empresa supera os 220 mil trabalhadores distribuídos em mais de 30 fábricas pelo mundo, sendo 20 mil engenheiros pesquisadores que já desenvolveram cerca de 24 mil patentes.

 

A vinda da BYD para Camaçari é de suma importância para reestabelecer a empregabilidade e rotatividade econômica no município. O Sindicato está acompanhando o processo da vinda da montadora chinesa e trabalha para que os antigos trabalhadores da Ford sejam favorecidos neste processo de instalação e funcionamento da empresa, na região, por entender que, além de serem capacitados para as funções, foram os maiores prejudicados com esta saída brusca da Ford, de Camaçari.

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros