Assembleia aprova proposta da Campanha Salarial

Sindicato e trabalhadores conquistaram grande vitória, diante da intransigência patronal! Salários serão reajustados e a Convenção Coletiva seguirá sem alteração de direitos conquistados ao longo dos anos!

 

Em Assembleia dos trabalhadores realizada na última quarta-feira, 08, por meio de plataforma de reunião digital, foi aprovada a proposta de mediação da Superintendência Regional do Trabalho, para a renovação da Convenção Coletiva da Categoria.

 

Diante o atual quadro de desestruturação do parque metalúrgico na Bahia, com fechamento de fábricas, ataque aos direitos com as permanentes reformas trabalhistas, o desemprego e a gravidade das crises econômica e política, os Sindicatos conquistaram um grande acordo, com a reposição das perdas inflacionarias e a manutenção da Convenção Coletiva.

 

Os patrões tentaram, diante essa quadra de dificuldades na qual passa a classe trabalhadora, retirar direitos e arrochar os salários, mas os trabalhadores resistiram e seguiram firmes em não retroceder.

 

Pela proposta aprovada, os salários serão reajustados em setembro/21 pelo índice do INPC IBGE de 9,22%, sendo que desse percentual 5% será retroativo ao mês de julho/21 que será pago em forma de abono correspondente aos meses de julho e agosto. O reajuste terá reflexo sobre as demais cláusulas econômicas da CCT, como os Pisos Salariais, Triênio, Quinquênio, Auxílio Creche.

 

Diante os indicadores, no Brasil, segundo o Dieese, no ano, 50,3% dos acordos fecharam abaixo da inflação, 32,2% igual a inflação do período e 17,5% acima da inflação.

 

Se considerarmos os dados da região nordeste:

Acima da inflação:   9,9%

Igual a inflação:        33,7%

Abaixo da inflação:  56,4%

 

A luta pela manutenção de direitos e recomposição das perdas salariais, diante do atual momento, passa a ser uma grande conquista para a categoria metalúrgica na Bahia. A luta por empresa, pelas suas pautas específicas, passa a ser o foco dos Sindicatos de base.

 

Mais uma vez a união garantiu conquistas para toda a categoria. Apoie e filie-se ao seu Sindicato, para que a luta por seus direitos seja ainda mais forte!

 

 

Jornal

A inserção da população negra no mercado de trabalho

Boletim eletrônico

Inscreva-se no nosso boletim eletrônico e
receba-os em seu e-mail.