Manifestação toma conta do Centro de Salvador

Em Salvador, o ponto alto do dia nacional de luta promovido pelas centrais sindicais, na quinta-feira (11), foi a passeata no centro da cidade, que reuniu milhares de trabalhadores de diversas categorias, como metalúrgicos, bancários, comerciários etc. Com faixas, cartazes e muita disposição, a manifestação saiu do Campo Grande em direção à Praça Municipal, onde ficam a Prefeitura e a Câmara de Vereadores.

Durante a caminhada, o movimento enfatizou as principais reivindicações: redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem diminuição de salários, fim do fator previdenciário, mais investimentos em educação e saúde e melhor qualidade do transporte público, entre outras bandeiras.

Pacífico e sem cenas de vandalismo, o protesto foi um exemplo de cidadania e demonstrou também o grau de insatisfação popular com a nossa realidade atual e a falta de compromisso do poder público com a sociedade.
A CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) participou ativamente do protesto e fez um balanço positivo do dia de manifestação.

“Todas as mobilizações pela cidade contaram com o apoio em massa dos trabalhadores, independentemente de categoria, o que mostra a nossa unidade e força. Conseguimos também fazer desta data um simbolismo muito grande, chamando a atenção da população para a necessidade de enfrentarmos os nossos problemas sociais com mais intensidade e vigor”, diz Aurino Pedreira, presidente da CTB-BA e da FETIM (Federação dos Metalúrgicos da Bahia).


 

 

Jornal

A inserção da população negra no mercado de trabalho

Boletim eletrônico

Inscreva-se no nosso boletim eletrônico e
receba-os em seu e-mail.